7As perspectivas dos segurados atendidos pelo Programa de Reabilitação Profissional quanto à re-inserção ao mercado de trabalhoO bem-estar subjetivo como dimensão de análise da saúde do trabalhador índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca


ISBN 978-85-62480-96-6 versión impresa

Resumen

SOUZA, Mara Rúbia de y KAMIMURA, Ana Lúcia Martins. Pessoas com deficiência e mercado de trabalho. In Anales del 1º Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca, 2010, Franca (SP, Brasil) [online]. 2010 [citado 13 Abril 2021]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000112010000100024&lng=es&nrm=iso> .

A finalidade deste artigo foi analisar, por meio dos encaminhados pelo balcão de empregos da APARU ao mercado de trabalho, entre Janeiro e Agosto de 2009, como se dá a inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho na cidade de Uberlândia. Para tanto, utilizou-se de pesquisa bibliográfica, documental e de campo por meio de entrevista com 15% destes associados. Os dados apontaram para a necessidade de se criar, para além das políticas de inserção da pessoa com deficiência, uma cultura que favoreça a mudança de olhar sobre este universo.

Palabras llave : Pessoa com deficiência; Mercado de trabalho; Qualificação.

        · texto en portugués     · pdf en portugués