7O bem-estar subjetivo como dimensão de análise da saúde do trabalhadorExploração do trabalho no corte de cana: breves apontamentos do senhor de engenho à agroindústria canavieira do século XXI índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca


ISBN 978-85-62480-96-6 versión impresa

Resumen

PEIXOTO, Paulo Cesar y BERTANI, Íris Fenner. A constituição do corpo do doente mental.. In: SEMINARIO DE SAUDE DO TRABALHADOR DE FRANCA, 7., 2010, Franca. Anales electrnicos... Unesp Franca, Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000112010000100026&lng=es&nrm=abn>. Aceso en: 28 Mar. 2024.

Este artigo pretende esclarecer, a partir da obra de Michel Foucault, o modo de constituição do corpo da doença mental em sua interrelação com as transformações sociais que deram ensejo à sociedade moderna, e junto a estas a emergência da psiquiatria como projeto ligado à legitimação de um processo de exclusão já em andamento. Neste entendimento o saber psiquiátrico, o manicômio, e o corpo objetivado da doença mental, fazem parte de um mesmo projeto de normalização e ortopedia das massas, e de exclusão dos que escapam deste sistema para se tornarem estorvo ao processo produtivo.

Palabras llave : Doença Mental; Psiquiatria; Manicômio; Exclusão, Processo Produtivo.

        · texto en portugués     · pdf en portugués