7A constituição do corpo do doente mentalO mundo do trabalho da agroindústria canavieira: reestruturação produtiva e seus reflexos sobre os cortadores de cana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca


ISBN 978-85-62480-96-6 versão impressa

Resumo

FERNANDES, Marcos Paulo Rocha e LOURENCO, Edvania Ângela de Souza. Exploração do trabalho no corte de cana: breves apontamentos do senhor de engenho à agroindústria canavieira do século XXI. In Anais do 1º... Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca, 2010, Franca (SP, Brasil) [online]. 2010 [citado 10 Agosto 2020]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000112010000100027&lng=pt&nrm=iso> .

Este estudo aponta algumas pistas da trajetória do cultivo da cultura canavieira no Brasil. A reflexão está alicerçada no seu processo histórico, como uma lente que possibilita ampliar a realidade presente compreendendo-a a partir das relações econômicas, sociais e políticas. Desse modo, parte-se do inicio do cultivo da cana de açúcar no Brasil, fazendo breves apontamentos acerca do trabalho na Colônia, escravocrata, para entender um pouco os fundamentos das relações sociais de trabalho presentes neste setor ao longo dos tempos. Finaliza-se a discussão destacando que apesar dos avanços tecnológicos incorporados pela agroindústria canavieira, no presente século, ainda pouco se fez e faz pelos trabalhadores, sendo as mortes por exaustão, o pagamento por produção, alguns dos exemplos de como se efetiva o trabalho nos eitos dos canaviais.

Palavras-chave : Mundo do Trabalho; Trabalho Rural; Corte de Cana.

        · texto em português     · pdf em português