7Exploração do trabalho no corte de cana: breves apontamentos do senhor de engenho à agroindústria canavieira do século XXIA realidade do trabalho rural canavieiro e a necessidade de políticas públicas compensatórias: um diálogo sobre as condições de trabalho e a mecanização da colheita da cana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca


ISBN 978-85-62480-96-6 versão impressa

Resumo

GUANAIS, Juliana Biondi. O mundo do trabalho da agroindústria canavieira: reestruturação produtiva e seus reflexos sobre os cortadores de cana. In Anais do 1º... Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca, 2010, Franca (SP, Brasil) [online]. 2010 [citado 10 Agosto 2020]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000112010000100028&lng=pt&nrm=iso> .

O presente trabalho tem por objetivo trazer a tona e analisar algumas das diferentes estratégias elaboradas e empregadas pelos representantes do setor sucroalcooleiro brasileiro as quais visam não somente controlar e disciplinar cada vez mais os cortadores de cana, como também envolvê-los com o trabalho que desempenham e com os objetivos da empresa para qual trabalham. Buscar-se-á também refletir sobre a consciência dos trabalhadores frente a tais estratégias patronais, procurando mostrar a importância da apreensão da experiência dos trabalhadores cortadores de cana.

Palavras-chave : trabalhadores rurais; agroindústria canavieira; estratégias empresariais; intensificação do trabalho.

        · texto em português     · pdf em português