7O mundo do trabalho da agroindústria canavieira: reestruturação produtiva e seus reflexos sobre os cortadores de canaConsiderações sobre o impacto de um treinamento a distância na qualidade de vida percebida por funcionários do setor bancário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca


ISBN 978-85-62480-96-6 versão impressa

Resumo

ANDRADE JUNIOR, José Roberto Porto de. A realidade do trabalho rural canavieiro e a necessidade de políticas públicas compensatórias: um diálogo sobre as condições de trabalho e a mecanização da colheita da cana. In Anais do 1º... Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca, 2010, Franca (SP, Brasil) [online]. 2010 [citado 10 Agosto 2020]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000112010000100029&lng=pt&nrm=iso> .

Este artigo analisa as conseqüências da mecanização agrícola na realidade do trabalho rural canavieiro, onde gera desemprego estrutural, propondo parâmetros para a atuação normativa compensatória através de políticas públicas. O trabalho de corte manual da cana-de-açúcar é caracterizado em seus pormenores e problemas e a mecanização é entendida mediante a análise de suas reais motivações e concretude. Por fim, são expostos os parâmetros para ação normativa compensatória, que deverá pautar-se pela melhoria das condições de trabalho, requalificação profissional e reforma agrária.

Palavras-chave : Trabalho canavieiro; Mecanização; Políticas Públicas.

        · texto em português     · pdf em português