7A realidade do trabalho rural canavieiro e a necessidade de políticas públicas compensatórias: um diálogo sobre as condições de trabalho e a mecanização da colheita da canaTrabalho e educação: um debate acerca do cinema de animação nas escolas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca


ISBN 978-85-62480-96-6 versão impressa

Resumo

SCORSOLINI-COMIN, Fabio e RUWER, Léia Maria Erlich. Considerações sobre o impacto de um treinamento a distância na qualidade de vida percebida por funcionários do setor bancário. In Anais do 1º... Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca, 2010, Franca (SP, Brasil) [online]. 2010 [citado 10 Agosto 2020]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000112010000100030&lng=pt&nrm=iso> .

O objetivo deste estudo foi investigar a percepção acerca da qualidade de vida em alunos de dois cursos de pós-graduação a distância, funcionários de uma instituição bancária do setor público. Trata-se de um estudo exploratório e transversal, com método quanti-quali. Os 245 participantes responderam a um instrumento semiestruturado, por meio do qual observou-se que os alunos, apesar da dedicação diária apregoada pelo curso, viram neste uma possibilidade de apropriação de conhecimentos e possibilidade de desenvolvimento profissional. Alguns relataram que o ritmo do curso, aliado ao trabalho diário, foi um fator de sobrecarga, o que interferiu na diminuição da qualidade de vida.

Palavras-chave : Qualidade de vida; Trabalho; Saúde do trabalhador; Formação profissional.

        · texto em português     · pdf em português