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Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca


ISBN 978-85-62480-96-6 versión impresa

Resumen

PINTO, Cláudio Vieira. Trabalho e educação: um debate acerca do cinema de animação nas escolas. In Anales del 1º Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca, 2010, Franca (SP, Brasil) [online]. 2010 [citado 29 Marzo 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000112010000100031&lng=es&nrm=iso> .

O presente artigo procura  discutir as relações existentes entre a indústria cultural, o cinema e as obras de animação enquanto elementos de lazer na sociedade atual e do seu uso como possível recurso didático escolar. Esta discussão perpassa as mudanças que marcam o capitalismo, no momento atual, e que influenciam a educação e a formação de crianças e jovens. Por outro lado, há de se considerar o potencial educacional do cinema de animação (desenhos animados), o qual pode ser explorado no processo ensino-aprendizado quando o Professor ou um articulador consegue fazer o uso pedagógico dessa ferramenta indo muito além do conteúdo ilustrativo de imagens e cores, das fantasias das fábulas infantis ou do mero apoio didático aos planos de ensino/aula e projetos pedagógicos escolares. Cabe ainda pensar/discutir neste artigo se a adoção e o uso deste recurso está relacionado ao que se pretende/deseja do sujeito-receptor como ser humano, como individualidade de classe;  o que se quer da educação escolar no contexto problemático e crítico do mundo do trabalho do capital, do mercado de trabalho e da publicidade; ou apenas reifica a ideologia dominante que influencia as mentes da maioria das crianças e jovens. Finaliza apresentando dicas pedagógicas aos educadores que desejarem fazer uso do cinema como prática educativa, de análise de realidade e, portanto,  de superação dos modelos formativos tradicionais e a partir da práxis abrir caminhos possíveis que conduzam a ações experimentais de emancipação humana.

Palabras llave : Literatura infantil; Cinema de animação; Indústria Cultural; Educação escolar; Pós Modernidade.

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