7A orientação sexual e identidade na constituição dos movimentos sociaisA trajetória política da CUT: da inovação sindical ao burocratismo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca


ISBN 978-85-62480-96-6 versión impresa

Resumen

FERNANDES, Maria Esther. Trabalho operário: representações sobre passado e presente. In Anales del 1º Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca, 2010, Franca (SP, Brasil) [online]. 2010 [citado 12 Abril 2021]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000112010000100034&lng=es&nrm=iso> .

Este texto aborda o  trabalho  operário,  ao  longo  de seu processo de transformação, por meio dos relatos de quem vivenciou esse processo. A pesquisa bibliográfica revelou a escassez de estudos que tenham como objeto a memória do trabalho. No caso específico, a inexistência de um estudo sobre a memória do trabalho operário no maior polo calçadista do país. Acrescente-se o fato da indústria de calçados de Franca-SP, ocupar lugar de relevância não apenas no mercado interno, como também no internacional. Daí a proposta de se tomar como matéria prima a fala dos operários.

Palabras llave : trabalho operário; memória; indústria calçadista; Franca.

        · texto en portugués     · pdf en portugués