7A trajetória política da CUT: da inovação sindical ao burocratismoA centralidade da categoria trabalho no contexto da precarização das relações de trabalho: perspectivas para o serviço social índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca


ISBN 978-85-62480-96-6 versión impresa

Resumen

SILVA, Maria Izabel da y SILVA, José Fernando Siqueira da. A identificação entre a categoria trabalho e o serviço social. In Anales del 1º Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca, 2010, Franca (SP, Brasil) [online]. 2010 [citado 13 Abril 2021]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000112010000100036&lng=es&nrm=iso> .

Este trabalho apresenta um sucinto esboço analítico acerca da polêmica identificação entre a categoria Trabalho e o Serviço Social, visando contribuir para responder a intrigante questão: O Serviço Social é (ou não) trabalho?  Para tanto, trabalha na perspectiva do materialismo histórico dialético de Marx, optando pela tradição ontológica de Marx e Lukács, contando com a interlocução de Ricardo Antunes. Trata-se de uma pesquisa em andamento que culminará numa tese de doutorado no Curso de Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista UNESP-Franca.

Palabras llave : Trabalho; Serviço Social; Emancipação humana.

        · resumen en inglés     · texto en portugués     · pdf en portugués