7A identificação entre a categoria trabalho e o serviço socialServiço social e trabalho: lutas e estratégias frente à precarização na formação profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca


ISBN 978-85-62480-96-6 versão impressa

Resumo

FERRAZ, Anita Pereira, GARCIA, July Carlos e SILVA, Tatiana Freire da. A centralidade da categoria trabalho no contexto da precarização das relações de trabalho: perspectivas para o serviço social. In Anais do 1º... Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca, 2010, Franca (SP, Brasil) [online]. 2010 [citado 10 Agosto 2020]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000112010000100037&lng=pt&nrm=iso> .

Este artigo se dipõe a analisar os rebatimentos da reestruturação produtiva trazida pelo modelo toyotista sobre o trabalho do serviço social e sobre as demandas sociais que se põe a ele. Para tanto, busca na tradição marxista a compreensão mais genérica sobre os processos de reprodução social por meio da organização do trabalho e seus reflexos nas diversas esferas sociais não ligadas diretamente à produção.

Palavras-chave : Serviço Social; trabalho; trabalho profissional; reestruturação produtiva.

        · texto em português     · pdf em português