7Serviço social e trabalho: lutas e estratégias frente à precarização na formação profissional"Na sinuca de bico": a precarização do trabalho do assistente social na rede de saúde mental do município de Franca índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca


ISBN 978-85-62480-96-6 versão impressa

Resumo

CARVALHO NETO, Cacildo Teixeira de. Demandas históricas e as respostas profissionais do serviço social: as relações com as esferas socioinstitucionais. In Anais do 1º... Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca, 2010, Franca (SP, Brasil) [online]. 2010 [citado 10 Agosto 2020]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000112010000100039&lng=pt&nrm=iso> .

O presente artigo reconstrói de forma crítica o processo histórico das transformações societárias e seus rebatimentos para o Serviço Social a partir do processo de reestruturação produtiva. Com base em levantamento bibliográfico e fundamentado na Teoria Crítica, aponta as esferas sociais como espaços socioinstitucionais de intervenção. Intervenção essa desafiante e transformadora que apresenta demandas historicamente determinadas pelas relações sociais de produção capitalista, mas que de encontro a esta realidade produtiva e reprodutiva de desigualdade, apresenta respostas do Serviço Social.

Palavras-chave : demandas, respostas, Serviço Social; trabalho.

        · texto em português     · pdf em português