8Envelhecimento do trabalhador e condições de vida na velhiceAs nuances da reestruturação produtiva na administração pública author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca



Abstract

Martins Pedro Paulo Scremin, Eich Melisse, Martins Lucinéia Scremin. O processo de mercantilização da saúde e a reestruturação produtiva do trabalho: verso e anverso do direito a saúde negado. In: Proceedings of the 2nd Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca [Proceedings online]; 2012  Sep 25-27; Franca, SP, Brazil. 2012 [cited 2024 May 18]. Available from: URL: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000112012000100008&lng=en&nrm=van .

Este estudo tem como objetivo refletir sobre o processo de mercantilização dos serviços de saúde no Brasil e sua relação com a reestruturação produtiva do trabalho neste setor. Identificamos que um dos impactos da crise estrutural do capital e das políticas neoliberais implantadas no Brasil desde os anos 90 é a expansão das relações capitalistas de produção para o setor saúde. Esta expansão traz consigo a necessidade de reestruturar a produção para aumentar a produtividade e a lucratividade, tendo como consequência a negação do direito à saúde como bem comum/valor universal, mediante a conformação de um sistema de saúde privado e hegemônico. Concluímos que é necessário - sobretudo na atualidade - organização social em defesa da saúde pública, que deve ser tutelada e garantida pelo Estado.

Keywords : Mercantilização; Setor saúde; Reestruturação produtiva.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese