8As nuances da reestruturação produtiva na administração públicaO sindicalismo brasileiro ante a ofensiva neoliberal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca



Resumo

SILVA, Edileusa da. Trabalho feminino mediante as "novas" concepções impostas pelo capitalismo. In Anais do 2º... Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca, 2012, Franca (SP, Brasil) [online]. 2012 [citado 18 Abril 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000112012000100010&lng=pt&nrm=iso> .

Este artigo foi baseado na tese de doutoramento, pesquisa realizada no assentamento XVII de Abril, junto com mulheres assentadas. O estudo analisou a sobrecarga de trabalho das mulheres que historicamente ficaram restritas ao universo privado, mas com as necessidades imposta pelo sistema capitalista, foram inseridas no mercado de trabalho, sendo mão de obra barata e exército industrial de reserva, mas essas mudanças não vieram acompanhadas de políticas públicas e nem de uma divisão sexual de trabalho que favorecesse a emancipação das mesmas. Este estudo de cunho qualitativo traz dados que demonstram que as mulheres se responsabilizam pelos afazeres da casa, do entorno do lote, nos mais diversos trabalhos realizados no assentamento, constatando assim, a sobrecarga de trabalho a elas impostas, ou seja: a dupla, a tripla de jornada.

Palavras-chave : Trabalho feminino; Dupla e tripla jornada de trabalho; Políticas Públicas; Divisão Sexual do trabalho.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português