8Trabalho feminino mediante as "novas" concepções impostas pelo capitalismoServiço social, movimentos sociais e arte: uma proposta para afirmação do projeto ético-político da profissão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca



Resumo

TARDELI, Everson de Alcântara. O sindicalismo brasileiro ante a ofensiva neoliberal. In Anais do 2º... Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca, 2012, Franca (SP, Brasil) [online]. 2012 [citado 18 Abril 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000112012000100011&lng=pt&nrm=iso> .

O presente artigo traz à discussão elementos que propiciam uma compreensão da realidade do sindicalismo ante a ofensiva neoliberal que se instaurou no Brasil no último decênio do século XX e se intensificou no primeiro decênio do XXI, contribuindo assim para o aprofundamento das desigualdades sociais no país e para o agravamento das precárias condições de saúde e segurança no trabalho. Partindo daí apontamos elementos históricos fundamentais para a compreensão da hegemonia neoliberal e suas expressões no Brasil, bem como seus impactos na forma de atuação sindical e seus reflexos para a classe trabalhadora como um todo. Nesse sentido, torna-se primordial a identificação dos campos de atuação e de lutas que determinam a correlação de forças entre capital e trabalho, identificando e inibindo, ao menos, a exacerbação das formas de exploração do capital sobre o trabalho humano.

Palavras-chave : sindicalismo; neoliberalismo; capitalismo; relações de trabalho.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português