8Serviço social, movimentos sociais e arte: uma proposta para afirmação do projeto ético-político da profissãoTerritórios da degradação do trabalho: os impactos na saúde e na vida dos trabalhadores de frigoríficos de aves e suínos no Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca



Resumen

NAUJORKS, Carlos José. A formação do movimento de saúde do trabalhador no Rio Grande do Sul.. In: SEMINARIO DE SAUDE DO TRABALHADOR DE FRANCA, 8., 2012, Franca. Anales electrnicos... Unesp Franca, Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000112012000100013&lng=es&nrm=abn>. Aceso en: 27 Abr. 2024.

Este trabalho apresenta o processo de formação do movimento de saúde do trabalhador no Rio Grande do Sul. A partir de pesquisa bibliográfica e documental, argumenta-se que o campo da saúde do trabalhador foi formado por um amplo processo de mobilização e articulação de agentes vinculados aos serviços públicos de saúde, à instituições de ensino superior e ao movimento sindical. É a partir da confluência entre as intenções políticas e dos marcos interpretativos compartilhados entre esses três campos de agência que se forma o campo da saúde do trabalhador no Rio Grande do Sul.

Palabras llave : saúde do trabalhador; movimento social; marcos interpretativos.

        · resumen en inglés     · texto en portugués     · pdf en portugués