8A formação do movimento de saúde do trabalhador no Rio Grande do SulA precarização do trabalho dos serralheiros: reflexões acerca de sua condição de saúde sob a óptica marxiana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca



Resumo

HECK, Fernando Mendonça e THOMAZ JUNIOR, Antônio. Territórios da degradação do trabalho: os impactos na saúde e na vida dos trabalhadores de frigoríficos de aves e suínos no Brasil. In Anais do 2º... Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca, 2012, Franca (SP, Brasil) [online]. 2012 [citado 24 Abril 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000112012000100014&lng=pt&nrm=iso> .

O objetivo desse artigo é demonstrar como o trabalho em frigoríficos é degradante. Para isso, nos amparamos na bibliografia sobre o trabalho em frigoríficos, bem como de casos concretos de adoecimento no setor, como as informações obtidas junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT). Valemos-nos também de entrevistas junto aos trabalhadores da Sadia, em Toledo (PR), objeto da nossa investigação, com as atenções voltadas para os impactos nas condições de trabalho, de vida e de saúde. Os resultados da pesquisa com essas fontes têm demonstrado que há inúmeros casos de adoecimento dos trabalhadores o que demarca os frigoríficos como territórios de degradação do trabalho.

Palavras-chave : Território; Degradação do Trabalho; Acidentes e Doenças Relacionados ao Trabalho.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português