8A formação do movimento de saúde do trabalhador no Rio Grande do SulA precarização do trabalho dos serralheiros: reflexões acerca de sua condição de saúde sob a óptica marxiana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca



Resumo

Heck Fernando Mendonça, Thomaz Júnior Antônio. Territórios da degradação do trabalho: os impactos na saúde e na vida dos trabalhadores de frigoríficos de aves e suínos no Brasil. In: Anais do 2º... Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca [Anais online]; 2012  Set 25-27; Franca, SP, Brasil. 2012 [citado 2024 Maio 18]. Disponvel em: URL: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000112012000100014&lng=pt&nrm=van .

O objetivo desse artigo é demonstrar como o trabalho em frigoríficos é degradante. Para isso, nos amparamos na bibliografia sobre o trabalho em frigoríficos, bem como de casos concretos de adoecimento no setor, como as informações obtidas junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT). Valemos-nos também de entrevistas junto aos trabalhadores da Sadia, em Toledo (PR), objeto da nossa investigação, com as atenções voltadas para os impactos nas condições de trabalho, de vida e de saúde. Os resultados da pesquisa com essas fontes têm demonstrado que há inúmeros casos de adoecimento dos trabalhadores o que demarca os frigoríficos como territórios de degradação do trabalho.

Palavras-chave : Território; Degradação do Trabalho; Acidentes e Doenças Relacionados ao Trabalho.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português