8Sofrimento psíquico e a relação com o trabalhoA profissão de bombeiro militar e a análise da atividade para compreensão da relação trabalho-saúde: revisão da literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca



Resumen

NELI, Marcos Acácio. Saúde mental e sofrimento na agroindústria avícola. In Anais do 2º... Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca, 2012, Franca (SP, Brasil) [online]. 2012 [citado 16 Abril 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000112012000100020&lng=es&nrm=iso> .

Este trabalho procura apresentar uma parte dos resultados da pesquisa do autor sobre a reestruturação produtiva e a saúde do trabalhador no setor agroindustrial avícola. Irá também evidenciar algumas questões relativas ao sofrimento mental e à formação dos Círculos de Controle de Qualidade (CCQ's) na empresa pesquisada, as quais foram obtidas através de entrevistas. A partir destas foi possível a reconstrução do ambiente fabril e, assim, analisar as condições de trabalho e de desgaste físico e mental impetrados aos trabalhadores deste segmento. A opção por retratar o sofrimento mental e a formação dos CCQ's deve-se ao fato de serem temas pertinentes ao trabalho de doutorado do pesquisador, e que refletem um tipo de sofrimento mais velado e muitas vezes negado e rechaçado não só pela direção destas empresas, como também pelos próprios funcionários. Entretanto, a dificuldade em obter dados sobre este tipo de sofrimento não o faz menos comum do que o sofrimento físico, sendo ambos altamente perceptíveis nas linhas de produção da agroindústria avícola. As dificuldades nas análises do sofrimento mental podem ser compreendidas também pala assimilação da filosofia da reestruturação produtiva ao discurso operário, que passa a incorporar a participação nos CCQ's como uma forma de aprendizado e crescimento profissional e pessoal. Dessa forma, grande parte dos fatores que se relacionam com a causa do adoecimento são prerrogativas da própria organização do trabalho na agroindústria avícola moderna. A busca incessante pelo crescimento da produção, da qualidade total, da formação dos Círculos do Controle de Qualidade, da supervisão constante e das metas de produção a serem alcançadas, são difundidas entre os operários como instrumentais imprescindíveis para a realização do trabalho neste segmento. Neste sentido, o discurso é absorvido pelos trabalhadores que buscam, freneticamente, alcançar as taxas de produção estipuladas pela direção da empresa. O adoecimento físico e mental é, de modo geral, negado pela empresa como resultante da organização do trabalho2.

Palabras llave : saúde mental; reestruturação produtiva; agroindústria avícola.

        · resumen en inglés     · texto en portugués     · pdf en portugués