8Trabalho e gênero: implicações na saúde das trabalhadoras metalúrgicas de Betim Minas GeraisViolência moral e adoecimento de docentes da UFPR em discussão: análise de dados obtidos através de parceria entre Psicologia do Trabalho e Sindicato índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca



Resumo

CARVALHO, Maria Cristina Jorge de e MENDES, Eliane de Assis. Saúde e Trabalho: implicações das novas formas de gestão na saúde do trabalhador. In Anais do 2º... Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca, 2012, Franca (SP, Brasil) [online]. 2012 [citado 29 Abril 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000112012000100025&lng=pt&nrm=iso> .

As transformações ocorridas na esfera laboral, a partir da crise do modelo produtivo trouxeram repercussões para a saúde dos trabalhadores decorrentes de mudanças na organização da produção e no surgimento de novas formas de gestão. Essas se configuram como uma estratégia de cooptação do trabalhador por meio do discurso flexível, de maneira que a subjetividade do trabalhador seja também explorada. A precarização do trabalho, a multiplicidade de vínculos, a supervisão com pressão, entre outros, provocam sofrimento psíquico, adoecimento mental, assédio moral. Este sendo um fenômeno que atinge o indivíduo na sua dignidade, provocando danos na saúde física e psíquica, com implicações sociais.

Palavras-chave : Saúde do Trabalhador; Sofrimento psíquico; Assédio Moral.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português