8Trabalho e gênero: implicações na saúde das trabalhadoras metalúrgicas de Betim Minas GeraisViolência moral e adoecimento de docentes da UFPR em discussão: análise de dados obtidos através de parceria entre Psicologia do Trabalho e Sindicato índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca



Resumo

Carvalho Maria Cristina Jorge de, Mendes Eliane de Assis. Saúde e Trabalho: implicações das novas formas de gestão na saúde do trabalhador. In: Anais do 2º... Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca [Anais online]; 2012  Set 25-27; Franca, SP, Brasil. 2012 [citado 2024 Maio 18]. Disponvel em: URL: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000112012000100025&lng=pt&nrm=van .

As transformações ocorridas na esfera laboral, a partir da crise do modelo produtivo trouxeram repercussões para a saúde dos trabalhadores decorrentes de mudanças na organização da produção e no surgimento de novas formas de gestão. Essas se configuram como uma estratégia de cooptação do trabalhador por meio do discurso flexível, de maneira que a subjetividade do trabalhador seja também explorada. A precarização do trabalho, a multiplicidade de vínculos, a supervisão com pressão, entre outros, provocam sofrimento psíquico, adoecimento mental, assédio moral. Este sendo um fenômeno que atinge o indivíduo na sua dignidade, provocando danos na saúde física e psíquica, com implicações sociais.

Palavras-chave : Saúde do Trabalhador; Sofrimento psíquico; Assédio Moral.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português