8Saúde e Trabalho: implicações das novas formas de gestão na saúde do trabalhadorAlienação no trabalho, saúde e envelhecimento dos sapateiros em Franca/SP índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca



Resumen

ZANIN, Fernanda da Conceição, FREITAS, Joana Alice Ribeiro de y KUNZLE, Luis Allan. Violência moral e adoecimento de docentes da UFPR em discussão: análise de dados obtidos através de parceria entre Psicologia do Trabalho e Sindicato.. In: SEMINARIO DE SAUDE DO TRABALHADOR DE FRANCA, 8., 2012, Franca. Anales electrnicos... Unesp Franca, Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000112012000100026&lng=es&nrm=abn>. Aceso en: 28 Abr. 2024.

A precarização de condições e de relações de trabalho é uma realidade de trabalhadores. A violência moral possibilitada por tal contexto degradado tem como uma de suas possíveis consequências situações de adoecimento e de sofrimento deste trabalhador. Tendo por base tais situações, o presente trabalho relata experiência da Psicologia do Trabalho inserida em um sindicato de docentes de uma instituição de ensino superior público, com o objetivo de apresentar e analisar informações obtidas por meio de acolhimento destes professores. As mesmas delineiam o perfil das relações estabelecidas entre estes e a Universidade que dão origem às práticas de diversos tipos de violência moral, inclusive assédio moral.

Palabras llave : assédio moral; adoecimento; Psicologia do Trabalho; intervenção; sindicato.

        · resumen en inglés     · texto en portugués     · pdf en portugués