8Saúde e Trabalho: implicações das novas formas de gestão na saúde do trabalhadorAlienação no trabalho, saúde e envelhecimento dos sapateiros em Franca/SP índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca



Resumo

Zanin Fernanda da Conceição, Freitas Joana Alice Ribeiro de, Künzle Luis Allan. Violência moral e adoecimento de docentes da UFPR em discussão: análise de dados obtidos através de parceria entre Psicologia do Trabalho e Sindicato. In: Anais do 2º... Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca [Anais online]; 2012  Set 25-27; Franca, SP, Brasil. 2012 [citado 2024 Maio 18]. Disponvel em: URL: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000112012000100026&lng=pt&nrm=van .

A precarização de condições e de relações de trabalho é uma realidade de trabalhadores. A violência moral possibilitada por tal contexto degradado tem como uma de suas possíveis consequências situações de adoecimento e de sofrimento deste trabalhador. Tendo por base tais situações, o presente trabalho relata experiência da Psicologia do Trabalho inserida em um sindicato de docentes de uma instituição de ensino superior público, com o objetivo de apresentar e analisar informações obtidas por meio de acolhimento destes professores. As mesmas delineiam o perfil das relações estabelecidas entre estes e a Universidade que dão origem às práticas de diversos tipos de violência moral, inclusive assédio moral.

Palavras-chave : assédio moral; adoecimento; Psicologia do Trabalho; intervenção; sindicato.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português