8Alienação no trabalho, saúde e envelhecimento dos sapateiros em Franca/SPSeguridade Social e Saúde do Trabalhador: uma reflexão necessária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca



Resumo

LARA, Ricardo e RIBEIRO, Rodrigo Fernandes. Ofensiva do capital e política social no Brasil contemporâneo. In Anais do 2º... Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca, 2012, Franca (SP, Brasil) [online]. 2012 [citado 25 Abril 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000112012000100028&lng=pt&nrm=iso> .

O presente ensaio tem como objetivo abordar as transformações que as políticas sociais sofreram, no Brasil, diante do capitalismo contemporâneo. A crise estrutural do capital, que desde os anos 1970 intensifica a tendência de queda das taxas de lucro, é limite a ser transposto por contratendências que potencializam uma maior extração de valor. Desde então a reestruturação capitalista compôs o atual quadro de relações sociais. Se nos "anos gloriosos" do capitalismo - do fim da segunda guerra até a irrupção da crise estrutural - , as políticas sociais atuaram enquanto alicerces de uma maior acumulação de capital advinda do consumo de parte das classes trabalhadoras, no limiar da crise contemporânea elas se tornam potencial fonte de contratendências, ou seja, serviços a serem disponibilizados e geridos pelo mercado. Nas ultimas décadas, a prevalência da superexploração combinou-se com as metamorfoses das políticas sociais e essas passaram a serem "produtos financeiros" de extração de valor do trabalho necessário.

Palavras-chave : Política social; exploração do trabalho; capitalismo contemporâneo.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português