8Os exames periódicos de saúde: uma possibilidade de intervenção para o Serviço Social na esfera públicaTrabalho e adoecimento nos canaviais alagoanos: o caso dos irrigantes e operadores de herbicida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca



Resumo

MANIGLIA, Elisabete. Sustentabilidade e saúde do trabalhador. In Anais do 2º... Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca, 2012, Franca (SP, Brasil) [online]. 2012 [citado 28 Março 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000112012000100039&lng=pt&nrm=iso> .

O presente trabalho versa sobre uma breve reflexão do termo sustentabilidade amplamente contemplado na literatura acadêmica e na sociedade hodierna como um todo. A partir deste estudo busca-se estabelecer uma conexão entre sustentabilidade e saúde do trabalhador manipulando as variáveis sociais, econômicas geográficas ambientais e políticas. A visão atribuída se reveste aos aspectos de direito, garantias legais e deveres do Estado em propiciar uma vida com dignidade e inclusão social ao trabalhador em especial, o rural que esteve por longo tempo sem amparo. Conclui-se que a sustentabilidade deve ser tomada em conta, simultaneamente em seus aspectos completos, todavia isto não é suficiente, a fiscalização e as denuncias de insustentabilidade devem ser geradas por conta de toda sociedade, a fim de eliminar as diversidades e estabelecer condições para um trabalho que valorize e dignifique o homem.

Palavras-chave : sustentabilidade; saúde do trabalhador; meio rural; justiça social.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português