8Sustentabilidade e saúde do trabalhadorOs trabalhadores no "lixão" de Campo Grande, Estado de Mato Grosso do Sul (MS) author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca



Abstract

SANTOS, Charles dos. Trabalho e adoecimento nos canaviais alagoanos: o caso dos irrigantes e operadores de herbicida. In Proceedings of the 2nd Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca, 2012, Franca (SP, Brazil) [online]. 2012 [cited 23 April 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000112012000100040&lng=en&nrm=iso> .

Atualmente, uma das principais medidas adotadas pela agroindústria canavieira alagoana é a opção por trabalhadores jovens e "altamente produtivos", os quais, no intento de se adequarem às pesadas exigências, tornam-se muitas vezes vítimas de sérios problemas de saúde. Isto, junto a outros fatores, faz do trabalho que desempenham uma experiência "sofrida" e "desvalorizada". Esse estudo procura observar os impactos do "trabalho duro" dos canaviais na vida dos jovens que retiram dali seus meios de subsistência. Para tanto, além de pesquisas em fontes bibliográficas e secundárias, foram realizadas entrevistas com jovens trabalhadores de duas importantes cidades canavieiras: Teotônio Vilela/AL e Pilar/AL.

Keywords : Alagoas; Juventude; Trabalho; Agroindústria Canavieira; Precarização.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese