8Sustentabilidade e saúde do trabalhadorOs trabalhadores no "lixão" de Campo Grande, Estado de Mato Grosso do Sul (MS) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca



Resumen

SANTOS, Charles dos. Trabalho e adoecimento nos canaviais alagoanos: o caso dos irrigantes e operadores de herbicida. In Anais do 2º... Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca, 2012, Franca (SP, Brasil) [online]. 2012 [citado 18 Abril 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000112012000100040&lng=es&nrm=iso> .

Atualmente, uma das principais medidas adotadas pela agroindústria canavieira alagoana é a opção por trabalhadores jovens e "altamente produtivos", os quais, no intento de se adequarem às pesadas exigências, tornam-se muitas vezes vítimas de sérios problemas de saúde. Isto, junto a outros fatores, faz do trabalho que desempenham uma experiência "sofrida" e "desvalorizada". Esse estudo procura observar os impactos do "trabalho duro" dos canaviais na vida dos jovens que retiram dali seus meios de subsistência. Para tanto, além de pesquisas em fontes bibliográficas e secundárias, foram realizadas entrevistas com jovens trabalhadores de duas importantes cidades canavieiras: Teotônio Vilela/AL e Pilar/AL.

Palabras llave : Alagoas; Juventude; Trabalho; Agroindústria Canavieira; Precarização.

        · resumen en inglés     · texto en portugués     · pdf en portugués