8Trabalho e adoecimento nos canaviais alagoanos: o caso dos irrigantes e operadores de herbicidaOs catadores de materiais recicláveis: um exemplo de trabalho precário índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca



Resumen

LEMOS, Enilda Maria, DAVID, Célia Maria y SANTOS, Selma Rocha dos. Os trabalhadores no "lixão" de Campo Grande, Estado de Mato Grosso do Sul (MS).. In: SEMINARIO DE SAUDE DO TRABALHADOR DE FRANCA, 8., 2012, Franca. Anales electrnicos... Unesp Franca, Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000112012000100041&lng=es&nrm=abn>. Aceso en: 28 Abr. 2024.

Este estudo discute as condições de trabalho no "lixão" de Campo Grande, estado de Mato Grosso do Sul (MS). Com o objetivo de dar visibilidade às condições de vida e de trabalho nesse locale entender o pensamento do Poder Público acerca da gestão do lixo urbano, buscou-seidentificar as condições e estratégias de sobrevivência das pessoas que vivem nesse ambiente e a intervenção do Poder Público por meio das políticas públicas. Para tanto, teve-se como base o estudo feito por Santos (2012), que realizou pesquisa de campo de caráter qualitativo com trabalhadores do "lixão", como também os estudos de Gonçalves (2010). Referenciado nos pensamentos de Mészáros (2002) e de Antunes (2005) sobre desemprego estrutural, este estudo busca demonstrar a condição sub-humana a que estão submetidos os trabalhadores no ambiente contaminado do "lixão" e reconhece as condições de trabalho da Unidade Processadora de Lixo (UPL), em processo de construção. Reconhece, ainda, que a melhoria da Unidade Processadora de Lixo (UPL) não é suficiente para mudar a direção que o Poder Público dá para o desenvolvimento da cidade.

Palabras llave : trabalhador do "lixão"; desenvolvimento urbano; condições de trabalho e saúde.

        · resumen en inglés     · texto en portugués     · pdf en portugués