8Trabalho e adoecimento nos canaviais alagoanos: o caso dos irrigantes e operadores de herbicidaOs catadores de materiais recicláveis: um exemplo de trabalho precário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca



Resumo

LEMOS, Enilda Maria, DAVID, Célia Maria e SANTOS, Selma Rocha dos. Os trabalhadores no "lixão" de Campo Grande, Estado de Mato Grosso do Sul (MS). In Anais do 2º... Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca, 2012, Franca (SP, Brasil) [online]. 2012 [citado 25 Abril 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000112012000100041&lng=pt&nrm=iso> .

Este estudo discute as condições de trabalho no "lixão" de Campo Grande, estado de Mato Grosso do Sul (MS). Com o objetivo de dar visibilidade às condições de vida e de trabalho nesse locale entender o pensamento do Poder Público acerca da gestão do lixo urbano, buscou-seidentificar as condições e estratégias de sobrevivência das pessoas que vivem nesse ambiente e a intervenção do Poder Público por meio das políticas públicas. Para tanto, teve-se como base o estudo feito por Santos (2012), que realizou pesquisa de campo de caráter qualitativo com trabalhadores do "lixão", como também os estudos de Gonçalves (2010). Referenciado nos pensamentos de Mészáros (2002) e de Antunes (2005) sobre desemprego estrutural, este estudo busca demonstrar a condição sub-humana a que estão submetidos os trabalhadores no ambiente contaminado do "lixão" e reconhece as condições de trabalho da Unidade Processadora de Lixo (UPL), em processo de construção. Reconhece, ainda, que a melhoria da Unidade Processadora de Lixo (UPL) não é suficiente para mudar a direção que o Poder Público dá para o desenvolvimento da cidade.

Palavras-chave : trabalhador do "lixão"; desenvolvimento urbano; condições de trabalho e saúde.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português