8A reestruturação produtiva do capital e o mundo do trabalho: os trabalhadores da Italac Alimentos em Corumbaíba (GO)Trabalho do adolescente: uma questão complexa e controversa author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca



Abstract

CARAN, Vânia Claudia Spoti, MENDES, Aida Cruz, COSTA, Maria Luiza et al. A história vida e trabalho das mulheres do corte da cana-de-açúcar.. In: SEMINARIO DE SAUDE DO TRABALHADOR DE FRANCA, 8., 2012, Franca. Proceedings online... Unesp Franca, Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000112012000100044&lng=en&nrm=abn>. Acess on: 03 May. 2024.

Objetivo deste estudo foi identificar aspectos das condições de vida e trabalho de trabalhadoras do corte de cana-de-açúcar. Estudo descritivo-exploratório, de abordagem qualitativa com a utilização da História Oral como método de pesquisa e Análise de Conteúdo para as narrativas. Foram entrevistadas dez cortadoras de cana-de-açúcar, em 2011. RESULTADOS: A maioria era parda ou negra, proveniente de outros estados do Brasil, casada e com filhos. A análise das narrativas permitiu identificar duas categorias temáticas: Gravidez e Trabalho e Relacionamento Familiar e no Ambiente de Trabalho. Mesmo grávidas, com dores e incômodos as mulheres trabalharam até o quanto podiam suportar, porque recebiam por produtividade; o direito ao repouso após o parto foi desconsiderado pelo empregador. Relacionamentos conjugais eram agressivos e violentos, mas no ambiente de trabalho, com colegas, foram considerados bons. CONCLUSÃO: estratégias multiprofissionais de atendimento a essas trabalhadoras são imprescindíveis.

Keywords : Trabalho feminino; Saúde do Trabalhador; Cana-de-açúcar; Saccharum.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese