8A reestruturação produtiva do capital e o mundo do trabalho: os trabalhadores da Italac Alimentos em Corumbaíba (GO)Trabalho do adolescente: uma questão complexa e controversa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca



Resumo

CARAN, Vânia Claudia Spoti, MENDES, Aida Cruz, COSTA, Maria Luiza et al. A história vida e trabalho das mulheres do corte da cana-de-açúcar. In Anais do 2º... Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca, 2012, Franca (SP, Brasil) [online]. 2012 [citado 19 Abril 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000112012000100044&lng=pt&nrm=iso> .

Objetivo deste estudo foi identificar aspectos das condições de vida e trabalho de trabalhadoras do corte de cana-de-açúcar. Estudo descritivo-exploratório, de abordagem qualitativa com a utilização da História Oral como método de pesquisa e Análise de Conteúdo para as narrativas. Foram entrevistadas dez cortadoras de cana-de-açúcar, em 2011. RESULTADOS: A maioria era parda ou negra, proveniente de outros estados do Brasil, casada e com filhos. A análise das narrativas permitiu identificar duas categorias temáticas: Gravidez e Trabalho e Relacionamento Familiar e no Ambiente de Trabalho. Mesmo grávidas, com dores e incômodos as mulheres trabalharam até o quanto podiam suportar, porque recebiam por produtividade; o direito ao repouso após o parto foi desconsiderado pelo empregador. Relacionamentos conjugais eram agressivos e violentos, mas no ambiente de trabalho, com colegas, foram considerados bons. CONCLUSÃO: estratégias multiprofissionais de atendimento a essas trabalhadoras são imprescindíveis.

Palavras-chave : Trabalho feminino; Saúde do Trabalhador; Cana-de-açúcar; Saccharum.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português