8Trabalho do adolescente: uma questão complexa e controversaO formato neofordista e infotaylorista da educação a distância: a tutoria e a degradação da profissão docente author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca



Abstract

BATISTA, Eraldo Leme and ANDRADE, Cristiane Batista. No centro do debate: a saúde e o trabalho de professores. In Proceedings of the 2nd Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca, 2012, Franca (SP, Brazil) [online]. 2012 [cited 26 April 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000112012000100046&lng=en&nrm=iso> .

Este ensaio tem por objetivo discorrer sobre as mudanças no trabalho e as políticas educacionais das últimas décadas e as influências sobre a saúde e as condições de trabalho de professores. São analisadas as produções que dialogam com a organização do trabalho na sociedade capitalista, as políticas neoliberais e o trabalho docente. Também aquelas que trazem na centralidade a saúde de professores da educação básica, tratando o estresse, o burnout e as condições de saúde. Portanto o cenário aponta que os professores, de maneira geral, foram profundamente afetados em suas condições de trabalho: baixos salários, afastamentos por motivos de doenças (esgotamento, LER/DORT, sofrimento, problemas vocais), vontade de abandonar o trabalho. Por outro lado, há indícios da permanência: desejo de continuar na docência, a busca pela autonomia, ensinar às futuras gerações. Eis um campo profícuo e complexo para futuras pesquisas.

Keywords : trabalho docente; condições de trabalho; saúde.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese