8Trabalho do adolescente: uma questão complexa e controversaO formato neofordista e infotaylorista da educação a distância: a tutoria e a degradação da profissão docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca



Resumo

BATISTA, Eraldo Leme e ANDRADE, Cristiane Batista. No centro do debate: a saúde e o trabalho de professores. In Anais do 2º... Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca, 2012, Franca (SP, Brasil) [online]. 2012 [citado 26 Abril 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000112012000100046&lng=pt&nrm=iso> .

Este ensaio tem por objetivo discorrer sobre as mudanças no trabalho e as políticas educacionais das últimas décadas e as influências sobre a saúde e as condições de trabalho de professores. São analisadas as produções que dialogam com a organização do trabalho na sociedade capitalista, as políticas neoliberais e o trabalho docente. Também aquelas que trazem na centralidade a saúde de professores da educação básica, tratando o estresse, o burnout e as condições de saúde. Portanto o cenário aponta que os professores, de maneira geral, foram profundamente afetados em suas condições de trabalho: baixos salários, afastamentos por motivos de doenças (esgotamento, LER/DORT, sofrimento, problemas vocais), vontade de abandonar o trabalho. Por outro lado, há indícios da permanência: desejo de continuar na docência, a busca pela autonomia, ensinar às futuras gerações. Eis um campo profícuo e complexo para futuras pesquisas.

Palavras-chave : trabalho docente; condições de trabalho; saúde.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português