8No centro do debate: a saúde e o trabalho de professoresSofrimento mental relacionado ao trabalho docente author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca



Abstract

ARONI, Rafael. O formato neofordista e infotaylorista da educação a distância: a tutoria e a degradação da profissão docente. In Proceedings of the 2nd Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca, 2012, Franca (SP, Brazil) [online]. 2012 [cited 29 March 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000112012000100047&lng=en&nrm=iso> .

Na esteira da precarização dos infroproletários é analisada a recente industrialização na expansão do ensino superior a distância e reflexos na degradação dos docentes em tutores. Através da metodologia de etnografia e entrevistas semi-dirigidas, em Instituição Superior Privada, no ano de 2011, aponta-se: o histórico da reestruturação imposta ao ensino superior, às representações dos papéis e conformação de precárias identidades coletivas (tutores) e os impactos para saúde dos professores. Portanto, buscou-se apresentar efeitos na (des)estruturação da educação superior a distância privada, enquanto expressão contemporânea inscrita na mundialização do capital, monitorada por instituições internacionais e dirigida por diretrizes governamentais, no aprofundamento da reforma neoliberal para educação.

Keywords : Educação a distância; tutor; degradação da identidade docente.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese