8O formato neofordista e infotaylorista da educação a distância: a tutoria e a degradação da profissão docenteO trabalho em saúde: desafios da educação permanente em saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca



Resumo

PEREIRA, José Antonio. Sofrimento mental relacionado ao trabalho docente. In Anais do 2º... Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca, 2012, Franca (SP, Brasil) [online]. 2012 [citado 25 Abril 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000112012000100048&lng=pt&nrm=iso> .

Este artigo é um ensaio teórico que discute a Educação no contexto capitalista, associando-a à precarização do trabalho e ao consequente agravamento da saúde destes profissionais. Discutimos, em primeira instância, a Educação estabelecendo relações entre o sistema capitalista de produção e os processos de pauperização dos trabalhadores. A seguir, trazemos informações acerca do sofrimento mental na docência, tecendo considerações sobre a síndrome de burn out e algumas hipóteses de prevenção. Finalmente, alertamos a respeito da necessidade de se desvelar as manipulações ideológicas que perpassam muitas concepções sobre o ensino e que, nem sempre, permitem aos profissionais associarem as condições de trabalho e o adoecimento decorrente destas.

Palavras-chave : Educação; burn out; capitalismo; docência; saúde do professor.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português