3, v.1Tráfico de mulheres, feminismo e relações internacionais: uma abordagem históricaA reforma do conselho de segurança e a "democracia global" author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

3° Encontro Nacional ABRI 2001


Print ISBN 2236-7381

Abstract

KAPPAUN, Alexandre de Oliveira and SANTOS, Vanessa Cristina dos. A interação entre a política interna e a política externa: a teoria dos jogos de dois níveis e os temas sociais na política externa brasileira. In Proceedings of the 3rd ENABRI 2011 3° Encontro Nacional ABRI 2001, 2011, São Paulo (SP, Brazil) [online]. 2011 [cited 18 April 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000100005&lng=en&nrm=iso> .

O trabalho aqui proposto pretende discutir a interação entre a política interna e a política externa, a partir da teoria dos jogos de dois níveis, formulada por Robert Putnam. Para tal fim, junto com uma discussão de ordem mais teórica sobre a relação entre as políticas externa e interna, será analisada a inclusão dos temas sociais, na política externa brasileira, durante a década de 1990, também conhecida como década das conferências, em função das diversas conferências e cúpulas sobre temas globais, que aconteceram, na ocasião, sob a égide da Organização das Nações Unidas (ONU). Na primeira parte, será discutido o contexto geral das relações internacionais e do debate sobre política externa, sobretudo depois das transformações no contexto internacional causadas pelo fenômeno da globalização e o fim da Guerra Fria. Em seguida, a discussão se voltará para a teoria dos jogos de dois níveis de Putnam, seus pressupostos teóricos e sua inovação metodológica. Por fim, examinar-se-á a interação entre as políticas interna e externa brasileiras, durante a década das conferências da ONU.

Keywords : Política Externa Brasileira; Temas Sociais; PUTNAM; Robert.

        · text in portuguese     · pdf in portuguese