3, v.1Política externa de Lula e a dinâmica sul-americana: o caso da IIRSAOs movimentos sociais transnacionais sob a perspectiva da teoria crítica de Robert Cox - movimento contra hegemônico na era da globalização índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

3° Encontro Nacional ABRI 2001


ISBN 2236-7381 versión impresa

Resumen

OLIVEIRA, Ana Carolina Vieira de y SALGADO, Rodrigo Souza. Modelos de integração na América do Sul: do Mercosul à Unasul. In Anales del 3° ENABRI 2011 3° Encontro Nacional ABRI 2001, 2011, São Paulo (SP, Brasil) [online]. 2011 [citado 07 Mayo 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000100011&lng=es&nrm=iso> .

Este artigo tem por objetivo a compreensão da evolução do processo de integração ocorrido na América do Sul no século XX, em especial do Mercosul e da Unasul. O primeiro, constituído em 1991 por quatro países, tinha influências dos processos de redemocratização, da aproximação entre Brasil e Argentina, e de características neoliberais próprias dos governos nacionais. Já o segundo mecanismo, lançado em 2008, está relacionado ao contexto da primeira década do século XXI e à paralisação do Mercosul como arranjo de características mais comerciais. A Unasul passa a ser uma iniciativa de coesão política na região, perpassando por temas sociais e de infra-estrutura; e com menores ambições em termos econômicos. Apesar da análise desses dois processos levar à compreensão por muitos de que a Unasul poderia substituir o Mercosul como agente central na promoção da integração, este trabalho, porém, visa demonstrar que o Mercosul tem características específicas, que ainda o mantém como eixo central da integração regional.

Palabras llave : Mercosul; Unasul; Integração regional.

        · texto en portugués     · pdf en portugués