3, v.1Modelos de integração na América do Sul: do Mercosul à UnasulO ator santa sé na política internacional moderna índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

3° Encontro Nacional ABRI 2001


ISBN 2236-7381 versión impresa

Resumen

COELHO, Ana Cecília da Costa Silva y REYNALDO, Renata Guimarães. Os movimentos sociais transnacionais sob a perspectiva da teoria crítica de Robert Cox - movimento contra hegemônico na era da globalização.. In: 3° ENCONTRO NACIONAL ABRI 2001, 3., 2011, São Paulo. Anales electrnicos... Assosciação Brasileira de Relações Internacionais Instituto de Relações Internacionais - USP, Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000100012&lng=es&nrm=abn>. Aceso en: 25 Abr. 2024.

No atual contexto mundial, a globalização, tendo sido pano de fundo do neoliberalismo, induziu o surgimento de uma ordem mundial comandada pelo lucro, na qual as preocupações sociais são relegadas a segundo plano. Assim, se por um lado na política internacional predominam os interesses dos Estados mais poderosos em sua busca - ainda que velada - por riqueza e poder, por outro, as corporações transnacionais ditam as regras da economia mundial baseadas simplesmente pelas leis de oferta e demanda. Diante deste cenário de crise, os movimentos sociais, utilizando-se também dos instrumentos fornecidos pela revolução-tecnológica, adquiriram novas proporções disseminando-se por todos os cantos do mundo em lutas que ultrapassam as fronteiras geográficas e representam a insatisfação e a mobilização dos indivíduos diante de causas comuns. O objetivo do presente artigo consiste em analisar, sob a perspectiva da teoria crítica de Robert Cox, o potencial contra-hegemônico dos movimentos sociais transnacionais diante da ordem mundial vigente e questionar sua possibilidade de alterar a estrutura de poder dominante a partir das forças oriundas da sociedade civil global e de influenciar na formação de regimes internacionais mais democráticos.

Palabras llave : Movimentos Sociais; Teoria Crítica; Globalização.

        · texto en portugués     · pdf en portugués