3, v.1O ator santa sé na política internacional modernaPolíticas públicas e interesses privados: a internacionalização de empresas brasileiras e a atuação internacional do governo Lula author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

3° Encontro Nacional ABRI 2001


Print ISBN 2236-7381

Abstract

SIMAO, Ana Regina Falkembach. As relações bilaterais Brasil-Índia: um estudo das perspectivas de aproximação e de distanciamento (2003-2010). In Proceedings of the 3rd ENABRI 2011 3° Encontro Nacional ABRI 2001, 2011, São Paulo (SP, Brazil) [online]. 2011 [cited 20 April 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000100014&lng=en&nrm=iso> .

Este artigo se propõe a analisar a situação atual das relações bilaterais entre Brasil e Índia, dois importantes protagonistas do BRIC no contexto do início do século XXI, sob a égide de um sistema internacional multipolar que se tornou uma realidade inconteste e do aprofundamento de uma agenda política que passou a priorizar questões específicas dos países do Sul. Os dois países, importantes nações em seus contextos regionais, que ao longo do Século XX fizeram parte do chamado Terceiro Mundo, são marcados historicamente por distintas realidades históricas, culturais e sociais. Mas, paradoxalmente, compartilham desafios similares, sobretudo no que diz respeito às necessidades de desenvolvimento, erradicação da pobreza e distribuição de renda. O novo mapa político e econômico do século XXI acabaria unindo as duas nações, sob o conceito de "potências emergentes". Os anos 1990, de fato, marcam para Brasil e Índia, o início do processo de aproximação de forma objetiva e sistemática, todavia marcado, como vamos apresentar neste artigo, muito mais pelo interesse comercial do que por questões de ordem política e estratégica.

Keywords : Política Externa; Relação Brasil-Índia; Comércio bilateral.

        · text in portuguese     · pdf in portuguese