3, v.1Emergindo de onde e para onde? Países "emergentes" e a possibilidade de configuração de uma nova ordem mundialO Mercosul e os impactos econômicos e políticos da adesão da Venezuela índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

3° Encontro Nacional ABRI 2001


ISBN 2236-7381 versión impresa

Resumen

BARBOSA, Anahi de Castro. Justiça ambiental global: uma metateoria de justiça para a análise da crise mundial de alimentos.. In: 3° ENCONTRO NACIONAL ABRI 2001, 3., 2011, São Paulo. Anales electrnicos... Assosciação Brasileira de Relações Internacionais Instituto de Relações Internacionais - USP, Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000100017&lng=es&nrm=abn>. Aceso en: 29 Mar. 2024.

O fenômeno das mudanças climáticas vem sendo considerado pela comunidade científica como a mais séria ameaça para todas as formas de vida do planeta. No Relatório de Brundtland (1987), a percepção da dicotomia Terra/Mundo é emblemática, o que demonstra como as percepções das ações humanas estão separadas da idéia de meio ambiente. Tais percepções são base para implementação de políticas públicas (nacionais e internacionais) e indicam uma teia de significados que perpassam a crise da política ambiental. Ao enfocar essa crise, é possível identificar uma problemática constante: É possível a construção da justiça ambiental global ante o sistema internacional vigente? O presente trabalho tem objetivo avaliar em que medida as políticas de ajuste estrutural contribuem para a justiça global. Para tanto é desenvolvida uma metateoria de justiça que é validada de acordo com o grau de aplicabilidade de justiça (infra-positiva, positiva ou supra-positiva). Nesse contexto, são apresentadas as feições do meio internacional e as percepções sobre a natureza. Em seguida, é trançado todo o arcabouço teórico da metateoria de justiça que servirá de base para a análise da crise mundial de alimentos de 2008 associada à iminência de nova crise e em que medida o Banco mundial e as políticas de ajuste estrutural contribuíram para justiça global. Finalmente, apresenta-se um projeto normativo que propõe uma nova ética a exemplo de tantos outros trabalhos que vêm anunciando um novo paradigma que vai retratar a nova relação homem-Natureza.

Palabras llave : Justiça Ambiental Global; metateoria de justiça; mudanças climáticas; crise de alimentos.

        · texto en portugués     · pdf en portugués