3, v.1Justiça ambiental global: uma metateoria de justiça para a análise da crise mundial de alimentosA União Européia e a sua diplomacia dos direitos humanos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

3° Encontro Nacional ABRI 2001


ISBN 2236-7381 versión impresa

Resumen

SILVA, Marcos Antonio da y ARCE, Anatólio Medeiros. O Mercosul e os impactos econômicos e políticos da adesão da Venezuela. In Anales del 3° ENABRI 2011 3° Encontro Nacional ABRI 2001, 2011, São Paulo (SP, Brasil) [online]. 2011 [citado 07 Mayo 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000100018&lng=es&nrm=iso> .

Este artigo tem o objetivo de discutir os impactos e implicações inerentes ao processo de adesão da Venezuela ao MERCOSUL. Em primeiro lugar, o trabalho busca analisar as motivações por parte da Venezuela ao ingressar no MERCOSUL e, em seguida, procura compreender os impactos e as implicações provocadas por tal adesão em duas dimensões específicas. A primeira delas se ocupa do significado econômico que a adesão venezuelana pode provocar, apontando para a ampliação do PIB, do mercado consumidor, as possibilidades de aumento no comércio intra-regional do bloco e da inserção internacional desta região. A segunda dimensão discute os impactos políticos e geopolíticos do ingresso da Venezuela, direcionando para a ampliação de seu eixo rumo ao norte, bem como para o processo de incremento de complexidade na dinâmica da política regional, ampliando as possibilidades de alianças e de superação das assimetrias no bloco.

Palabras llave : Assimetrias; Integração; MERCOSUL; Venezuela.

        · texto en portugués     · pdf en portugués