3, v.1A União Européia e a sua diplomacia dos direitos humanosPolítica de defesa nacional, estratégia nacional de defesa e doutrina militar de defesa: América do Sul e segurança regional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

3° Encontro Nacional ABRI 2001


ISBN 2236-7381 versión impresa

Resumen

SILVA, André Luiz Reis da. Acomodação estratégica? As relações entre o Brasil e os Estados Unidos durante o governo Lula (2003-2010).. In: 3° ENCONTRO NACIONAL ABRI 2001, 3., 2011, São Paulo. Anales electrnicos... Assosciação Brasileira de Relações Internacionais Instituto de Relações Internacionais - USP, Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000100020&lng=es&nrm=abn>. Aceso en: 19 Abr. 2024.

Esta pesquisa tem como objetivo analisar as relações do Brasil com os Estados Unidos durante o governo Luis Inácio Lula da Silva (2003-2010), em especial as possibilidades de cooperação e conflito no contexto regional e global. Discute a idéia de "acomodação estratégica" para interpretar as relações bilaterais Brasil-Estados Unidos na ultima década. Com relação aos Estados Unidos, o governo Lula realizou uma inflexão, amparada nas mudanças paradigmáticas ocorridas na política externa brasileira na ultima década. Os Estados Unidos passaram, diante da ascensão do Brasil no cenário internacional, a considerar o país como um importante interlocutor na política externa para a América do Sul, realizando uma "acomodação estratégica", embora matizada. Já no âmbito global, fortificou-se o "diálogo estratégico" entre as duas nações. No entanto, essas relações não afastam a perspectiva de dificuldades nas relações entre os dois países, em amplas agendas que passam por temas variados, como os conflitos no Oriente Médio, a integração regional, os contenciosos na OMC e temas de segurança.

Palabras llave : Brasil; Estados Unidos; política externa; governo Lula.

        · texto en portugués     · pdf en portugués