3, v.1Acomodação estratégica? As relações entre o Brasil e os Estados Unidos durante o governo Lula (2003-2010)Importancia da voz dos atores locais nas discussoes globais sobre o meio ambiente: uma reflexao a luz da proposta de desenvolvimento com menos carbono e\ou economia de baixo carbono índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

3° Encontro Nacional ABRI 2001


ISBN 2236-7381 versión impresa

Resumen

OLIVEIRA, Andréa Benetti Carvalho de y SILVA, Caroline Cordeiro Viana e. Política de defesa nacional, estratégia nacional de defesa e doutrina militar de defesa: América do Sul e segurança regional.. In: 3° ENCONTRO NACIONAL ABRI 2001, 3., 2011, São Paulo. Anales electrnicos... Assosciação Brasileira de Relações Internacionais Instituto de Relações Internacionais - USP, Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000100021&lng=es&nrm=abn>. Aceso en: 18 Abr. 2024.

A Política de Defesa Nacional (PDN) é documento produzido pelas Forças Armadas e aprovado pelo Presidente da República sob a forma de Decreto, condicionante do planejamento estratégico nacional com vistas à defesa dos interesses internos face às ameaças externas. Já a Estratégia Nacional de Defesa (END) é documento formalizado por Decreto aprovado pelo Presidente da República, elaborado por Comitê Ministerial, consultoria especializada de cidadãos nacionais renomados no assunto, e Comandantes das três forças armadas. A END tem por finalidade definir ações estratégicas de médio e longo prazos, atuando com vistas à ação interna das Forças Armadas na promoção da defesa nacional. O tema do presente trabalho é, portanto, a América do Sul no discurso diplomático brasileiro, lido a partir de três documentos estratégicos (PDN, END e DMD), os quais analisados conjuntamente informam e formam a percepção do Brasil, em questões relativas à segurança regional no sub-continente sul-americano, tendo como objetivo analisar o tema América do Sul nos três documentos e comparar o mesmo tema no discurso diplomático brasileiro. O resultado do trabalho é a conclusão que a América do Sul é prioridade para o Brasil, sendo que a política de incentivo à integração da região aparece em destaque nos três documentos e no discurso diplomático o que reflete uma preocupação com a região realidade diplomática e militar brasileira.

Palabras llave : Estratégia de Defesa Nacional; Política Nacional de Defesa; Doutrina Militar de Defesa.

        · texto en portugués     · pdf en portugués