3, v.1Rumo ao conflito? Brasil e Argentina no contexto da II Guerra MundialDemocracia e política externa author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

3° Encontro Nacional ABRI 2001


Print ISBN 2236-7381

Abstract

SILVA, Antonio Henrique Lucena. Teoria das alianças e os BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China): uma análise de sua formação e dinâmica. In Proceedings of the 3rd ENABRI 2011 3° Encontro Nacional ABRI 2001, 2011, São Paulo (SP, Brazil) [online]. 2011 [cited 26 April 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000100026&lng=en&nrm=iso> .

Desde o surgimento do acrônimo BRIC, a sigla que representa Brasil, Rússia, Índia e China, está cada vez mais presente no cenário internacional. Identificamos que as análises dos BRICs possuem uma deficiência em considerar a Teoria das Alianças em seu estudo. A formação de uma aliança é instrumento importante para que os Estados possam avançar nos seus interesses nas mais distintas esferas, como amplia sua área de influência. Uma aliança também serve como uma forma de galgar oportunidades e grandiosidade no sistema internacional. Refletindo sobre esses problemas, este artigo tem como objetivo realizar uma análise dos BRIC através da Teoria das Alianças. Nesse sentido, buscaremos responder algumas perguntas: 1ª) Os países dos BRIC podem ser considerados uma aliança? 2ª) Pode-se afirmar que existe algum grau de coesão nas preferências dos Estados? Para clarificar a análise, o artigo está dividido da seguinte forma: Na primeira seção do artigo, fazemos uma revisão de literatura sobre a Teoria das Alianças desde George Moldeski (1963) a John Duffield (2008). Na segunda seção, discutiremos aspectos dos BRICs em relação a si, com ênfase no campo militar. Nas considerações finais realizamos um estudo de caso identificando se o padrão de cooperação entre eles pode ser classificado como uma aliança, entente ou alinhamento.

Keywords : BRIC; Teoria das Alianças; Alinhamento; Entente; Aliança.

        · text in portuguese     · pdf in portuguese