3, v.1Democracia e política externaMercocidades e governança multinível no processo de integração regional sulamericano índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

3° Encontro Nacional ABRI 2001


ISBN 2236-7381 versión impresa

Resumen

FIGUEIRA, Ariane C. Roder. Atuação diplomática brasileira nas negociações internacionais do meio ambiente. In Anales del 3° ENABRI 2011 3° Encontro Nacional ABRI 2001, 2011, São Paulo (SP, Brasil) [online]. 2011 [citado 07 Mayo 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000100028&lng=es&nrm=iso> .

Desde que a temática ambiental foi inserida oficialmente na agenda global, muitas transformações estruturais ocorreram no sistema internacional. Países como o Brasil, com economias em desenvolvimento, ingressaram na categoria de emergentes, passando a obter novos papéis de representação na dinâmica mundial. No caso particular do meio ambiente, o Brasil de uma postura reativa às demandas mundiais sobre ações ambientais, passou a desempenhar um posicionamento pró-ativo, alcançando, em muitos momentos, o papel de liderança em mesas de negociações internacionais sobre o tema. Neste sentido, o artigo tem como propósito demonstrar as continuidades e descontinuidades do posicionamento brasileiro nas negociações do meio ambiente. Em outros termos, o debate perpassará pela reconstrução do histórico da relação entre a evolução do regime internacional do meio ambiente e o posicionamento brasileiro, sendo que a finalidade é identificar o ponto de inflexão, verificando quando efetivamente o país passou a incorporar o problema em suas preocupações domésticas.

Palabras llave : meio ambiente; política externa; negociações internacionais.

        · texto en portugués     · pdf en portugués