3, v.1Uso de visualização de informações para o estudo de relações internacionaisGovernança regional das migrações: a lei de imigração na União Europeia, Alemanha, Áustria e Suíça índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

3° Encontro Nacional ABRI 2001


ISBN 2236-7381 versão impressa

Resumo

MACHADO, Artur Andrade da Silva. A lógica de segurança no projeto de América do Sul:componentes do regionalismo brasileiro. In Anais do 3° ENABRI 2011 3° Encontro Nacional ABRI 2001, 2011, São Paulo (SP, Brasil) [online]. 2011 [citado 18 Maio 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000100031&lng=pt&nrm=iso> .

O artigo visa a argumentar que as dinâmicas e as teorias de segurança têm influência na tradição regionalista brasileira. Essa influência histórica encontra seu ápice no projeto de América do Sul, com a criação de um Conselho de Defesa Sul-Americano, mas de forma alguma os desenvolvimentos contemporâneos devem ser tomados como inéditos. A análise enfatiza a dimensão histórica, discutindo episódios passados em que o pensamento de segurança esteve presente na política regionalista brasileira. A absorção jurídica da lógica de segurança pelos Estados nacionais cria pensadores e burocracias especializadas na perpetuação do pensamento geoestretégico e nos fundamentos do poder nacional. Essas burocracias fazem uso de teorias de segurança que trazem prescrições em dois vetores: i) condicionam a ontologia de interpretação do ambiente regional; e ii) trazem modelos de normatividade comportamental do Estado.

Palavras-chave : Política de segurança; Regionalismo; Pensamento brasileiro.

        · texto em português     · pdf em português