3, v.1O papel da cultura nos processos de integração regional: o caso da UNILAConstruindo construtivismo: em busca de um modelo analítico para o estudo da política internacional contemporânea índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

3° Encontro Nacional ABRI 2001


ISBN 2236-7381 versión impresa

Resumen

BAHIA, Bernardo Ramos. Reavaliando as transições: apontamentos sobre a política externa da África do Sul pós-apartheid.. In: 3° ENCONTRO NACIONAL ABRI 2001, 3., 2011, São Paulo. Anales electrnicos... Assosciação Brasileira de Relações Internacionais Instituto de Relações Internacionais - USP, Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000100034&lng=es&nrm=abn>. Aceso en: 25 Abr. 2024.

Processos de transição do regime autoritário suscitam a quebra de certa institucionalidade e a construção de outra ao longo do tempo. Nesse ínterim, as estruturas de tomada de decisão podem vir a modificar-se, para acomodar novas demandas, ou mesmo como resposta a pressões de parte da sociedade. Portanto, a transição de regimes autoritários é considerada um importante marco para mudanças na configuração da política externa. O presente trabalho tem o intuito de compreender os desdobramentos do processo de transição política para estruturas de tomada de decisão em política externa, trazendo algumas observações prévias sobre o caso da África do Sul.  Tendo isso em vista, pretende-se delinear alguns balizadores teóricos que sustentam a pesquisa e fazer algumas reflexões sobre o caso da África do Sul.

Palabras llave : Democratização; Política externa pós-apartheid; tomada de decisão em política externa.

        · texto en portugués     · pdf en portugués