Servicios
3° Encontro Nacional ABRI 2001
ISBN 2236-7381 versión
impresa
ISBN 2236-7381 versión impresa
Resumen
QUADROS, Bruno Quadros e. A Rússia como poder reemergente no século XXI: uma problematização do conceito de "emergente" em perspectiva histórica. In Anales del 3° ENABRI 2011 3° Encontro Nacional ABRI 2001, 2011, São Paulo (SP, Brasil) [online]. 2011 [citado 15 Marzo 2025]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000100038&lng=es&nrm=iso> .
Este trabalho objetiva problematizar, sob uma perspectiva histórica, a caracterização da Rússia como país emergente no sistema internacional crescentemente multipolar do início do século XXI. Minha hipótese é a de que essa caracterização, advinda do léxico jornalístico, foi absorvida acriticamente pela academia e carece de uma fundamentação histórica mais acurada. Como alternativa, proponho o tratamento da Rússia como ator reemergente no cenário internacional, levando-se em conta o fato de que a atual Federação Russa é o Estado sucessor do Império Russo e da União Soviética, entidades políticas que foram centrais em seus respectivos ordenamentos internacionais. O trabalho está dividido em duas partes. Na primeira, discuto o conceito de "país emergente", aplicando-o ao caso da Rússia. Na segunda, discorro sobre as interações do que hoje é a Rússia com o ordenamento internacional ao longo do século XX, passando por períodos de caos e de estabilidade. Na Conclusão, faço comentários sobre o papel da Rússia como potência reemergente no século XXI, apresentando as propostas russas para uma nova governança global e discutindo se o país representa um fator de instabilidade ou de estabilidade sistêmica.
Palabras llave : Rússia; Emergente; Reemergente; Sistema internacional; História das Relações Internacionais; Governança global.