3, v.1A representatividade direta supranacional: os casos do parlamento europeu e do parlamento do mercosulThe Punta del Este conference fifty years later: a study of the eighth meeting of consultation of the ministers of Foreign Affairs (1962) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

3° Encontro Nacional ABRI 2001


ISBN 2236-7381 versión impresa

Resumen

FARIA, Carlos Aurélio Pimenta de. O ensino e a pesquisa sobre política externa no campo das Relações Internacionais do Brasil.. In: 3° ENCONTRO NACIONAL ABRI 2001, 3., 2011, São Paulo. Anales electrnicos... Assosciação Brasileira de Relações Internacionais Instituto de Relações Internacionais - USP, Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000100040&lng=es&nrm=abn>. Aceso en: 28 Mar. 2024.

O objetivo deste artigo é analisar o ensino e a pesquisa sobre a política externa no Brasil, nas duas últimas décadas. Para tanto, o trabalho está organizado da seguinte maneira. Na primeira seção, discute-se a maneira como as principais narrativas acerca da evolução do campo de Relações Internacionais no Brasil, tido como área do conhecimento acadêmico, retratam o lugar que tem sido destinado, na própria área, ao estudo da política externa. A segunda seção é dedicada a uma apreciação do status da política exterior no ensino das RIs no país, tanto na graduação como na pós-graduação scricto sensu. Faz-se, também, um mapeamento e uma caracterização das teses e dissertações defendidas que tiveram como objeto a política externa. Na terceira avalia-se o espaço dado aos estudos sobre política exterior em 3 fóruns acadêmicos de abrangência nacional, quais sejam: nos encontros da ABRI (Associação Brasileira de Relações Internacionais), da ABCP (Associação Brasileira de Ciência Política) e da ANPOCS (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais). Na quarta seção é feito um mapeamento e uma caracterização dos artigos sobre política exterior publicados, entre 1990 e 2010, nos seguintes periódicos brasileiros da área de RI: Cena Internacional. Contexto Internacional. Política Externa e Revista Brasileira de Política Internacional. Por fim, a quinta e última seção procura avaliar, brevemente, a relevância que os estudos comparativos têm na subárea da política externa no país. As considerações finais fazem um balanço geral da investigação empírica apresentada nas seções anteriores.

Palabras llave : Análise de política externa; ensino de política externa no Brasil; pesquisa sobre política externa no Brasil; a política externa comparada no Brasil.

        · texto en portugués     · pdf en portugués