3, v.1Definindo BRICS: a recategorização do "internacional" e o questionamento do "global", para além do "revisionismo" e do "reformismo"Governança securitária europeia e novos atores transnacionais author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

3° Encontro Nacional ABRI 2001


Print ISBN 2236-7381

Abstract

PAIVA, Carlos Henrique Assunção and PIRES-ALVES, Fernando A. A reforma sanitária brasileira em perspectiva internacional: cooperação técnica e internacionalização do sistema de saúde brasileiro. In Proceedings of the 3rd ENABRI 2011 3° Encontro Nacional ABRI 2001, 2011, São Paulo (SP, Brazil) [online]. 2011 [cited 28 March 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000100043&lng=en&nrm=iso> .

O modelo organizacional do sistema de saúde brasileiro faz desta iniciativa uma experiência ímpar, sobretudo no contexto latino-americano. Tendo em vista seu isolamento internacional, bem como as resistências internas, no início da primeira década do século XXI, registramos um movimento que visou a internacionalização da reforma sanitária brasileira. Esta perspectiva esboçou-se em um Programa de Difusão e Intercâmbio sobre Reforma Sanitária, de 2003, concebido como uma proposição do Ministério da Saúde e da representação brasileira da Organização Pan-americana da Saúde; em 2006, registramos a assinatura do Termo de Cooperação n.41, entre o Ministério da Saúde, a OPAS e a Fiocruz, tendo em vista a internacionalização da saúde pública brasileira. Este trabalho contextualiza a emergência de uma política internacional do SUS como agenda comum da OPAS e do Ministério da Saúde. Discutem-se as relações entre desenvolvimento/cooperação/saúde; e os processos institucionais que proporcionam as orientações mais imediatas para a inserção da saúde na política externa brasileira.

Keywords : Sistema Único de Saúde; diplomacia em saúde; saúde internacional; saúde global.

        · text in portuguese     · pdf in portuguese