3, v.1Governança securitária europeia e novos atores transnacionaisSegurança internacional e os atores sociais author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

3° Encontro Nacional ABRI 2001


Print ISBN 2236-7381

Abstract

NOGUEIRA, Carolina Dantas. Os atores sociais e a teoria das relações internacionais. In Proceedings of the 3rd ENABRI 2011 3° Encontro Nacional ABRI 2001, 2011, São Paulo (SP, Brazil) [online]. 2011 [cited 16 April 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000100045&lng=en&nrm=iso> .

Diversos debates teóricos adquiriram maior fôlego a partir da introdução de conceitos como identidade, interesses, cooperação, regimes internacionais, governança global, entre outros. Assim, o foco analítico das Relações Internacionais passou a abarcar questões como o papel de atores sociais domésticos na política internacional. Este debate, que também reflete uma discussão sobre a natureza da realidade internacional e como esta deveria ser explicada, passou gradativamente a se concentrar em argumentos da abordagem construtivista. O foco deste artigo é, portanto, mostrar a importância de se compreender a abordagem construtivista e sua consequente utilidade para as análises sobre a influência dos atores sociais nas decisões de um ator estatal. O objetivo é mostrar que cada vez mais a influência de elementos sociais domésticos cresceu nas decisões em política externa e, portanto, novas ferramentas teóricas adquiriram maior espaço. Diversos autores, desafiando a visão homogeneizadora do comportamento dos Estados, passaram a argumentar em termos de coconstituição de agentes e estruturas, procurando demonstrar que aspectos centrais das relações internacionais podem ser compreendidos através de processos de interação entre os atores e prática social. Destaca-se, assim, a importância do papel de atores sociais para os estudos teóricos, sem desconsiderar o Estado como o ator principal para as análises no campo das Relações Internacionais. Uma abordagem que combine a investigação de fatores políticos, domésticos e internacionais possibilita aos analistas construírem modelos explicativos mais abrangentes acerca da política externa e permite que se chegue a melhores predições sobre o comportamento de um ator específico. Mostrou-se, portanto, a abordagem construtivista como uma opção analítica viável para as análises em Teoria de Relações Internacionais que objetivem compreender o papel dos atores sociais domésticos na construção de política internacional.

Keywords : Teoria de RI; Construtivismo; Atores Sociais; Construção Social.

        · text in portuguese     · pdf in portuguese